Links

O  Geogebra é uma  ferramenta grátis, muito boa e fácil de se utilizar em sala de aula.Meus alunos de sexta série a utilizaram com muita facilidade e até criaram além do que lhes foi solicitado, no conteúdo Geometria.Vale a pena conferir.

Após anos de profissão,fazendo apresentações no velho e bom Power Point, fui apresentada ao Prezi, um software que,a princípio, não é assim tão fácil,porém,com um pouco de treino é possível fazer belas apresentações.Recomendo! Neste link, vocês podem fazer Dowload dessa ferramenta.Se quiserem a versão free, baixem o public, é preciso fazer login para esta operação.Pode-se trabalhar on line ou baixar a versão Desktop para tê-lo no seu PC.Um ponto que considero não muito positivo é que estão sempre atualizando o software.

No  curso mais recente que fiz sobre informática para professores, pude conhecer e trabalhar com o worldwindows2.wordpress.com/ferramentas-para-o-youtube/atube-catcher/aTube Catcher; capture todos os seus vídeos favoritos!Dá  baixar milhões de vídeos para o seu PC, celular, TV ou iPod da internet e todos os melhores sites de vídeo de graça!

Assim que comecei a lecionar o Ensino Religioso a principal dificuldade encontrada foi a falta de material didático para esse componente curricular.As escolas não adquirem material para essa área do conhecimento o que nos causa ansiedade; geralmente o que se encontra é material de alguma confissão religiosa o que não pode ser trabalhado na escola. O não proselitismo nos exige uma postura extremamente cuidadosa com os temas que serão apresentados aos estudantes. Como não servem conteúdos de última hora e nem filmes para preencher o tempo do período dessa disciplina, o correto e ir à luta ou, à pesquisa de instituições  sérias e confiáveis que ainda se preocupam com a educação de qualidade neste País. Através de cursos conheci o GPER onde busco apoiar-me para ter segurança no que posso ou não trabalhar com meus alunos. O link http://www.gper.com.br/ pode ser muito importante onde os professores dessa área poderão se inscrever e receber material gratuitamente.

A proposta da  aprendizagem significativa é um argumento plausível sobre a utilização da interdisciplinaridade em sala de aula com a finalidade de se utilizar  recurso metodológico de apoio ao processo de aprendizagem.Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem  de David Ausubel. Segundo  Marco Antônio Moreira "a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo". Em outras palavras, os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui.

“uma aprendizagem deve ser significativa, isto é, deve ser algo significante, pleno de sentido, experiencial, para a pessoa que aprende. [...] Rogers caracterizou a aprendizagem significativa como auto-iniciada, penetrante, avaliada pelo educando e marcada pelo desenvolvimento pessoal.” (GOULART, 2000).

                                                                   

 

Biblioteca Central
   

www.biblioteca.ufrgs.br/

 

 

http://sabi.ufrgs.br/F?RN=680963677